Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Os Meus Nobel

Aqui encontra informação sobre a vida e a obra de grandes escritores, galardoados com o Prémio Nobel de Literatura ou não, minhas recensões de livros, textos de minha autoria e notícias literárias

Os Meus Nobel

Aqui encontra informação sobre a vida e a obra de grandes escritores, galardoados com o Prémio Nobel de Literatura ou não, minhas recensões de livros, textos de minha autoria e notícias literárias

Reles reino de Regúzia

Vibarao, 10.05.22

reizinho.jpg

Regúzia, reles reino de reduzidos recursos, regista raros rasgos de riqueza realmente reclamáveis por ricaços ou rafados.

Reduzido reinado reinaram os reis de Regúzia. Rei Regismorte e rainha Regismarta repousam religiosamente no remanso da recordação. O rebentinho Regismundo, rebelde rapazinho, reina reduzidamente. Rubrica recibos e requerimentos dos residentes do reino. O regente Regamilho, real responsável do reino, reduz os recursos reais e reveste-se de retumbantes reservatórios de riqueza rural.

 

Regamilho realiza ricos repastos no reduto real, com refinados requisitos, reduzindo os raros recursos do rei de Regúzia. Relinda Regamilha, rebento de Regamilho, revolteia ao ritmo da rumba ruidosa, rebocando o reizinho Regismundo, que ri, ri, ri. O rubicundo regente ri-se do ridículo reizinho.

O ricaço Regamilho, rico reprodutor de rezes, reúne robustos rebanhos de renas, os ruminantes do reino. Os resíduos dos residentes resultam reutilizados para reduzir o repasto regular dos ruminantes do regente. As renas de Regamilho roem as rúculas dos raros rincões do rei e rebuscam nos robustos regadios do regente.

Relinda Regamilha, radiante rapariga, rapidamente rapina o reizinho Regismundo e recondu-lo ao retirado reduto, onde repastam as renas. Regamilho repara e ri rejubilante. Com Relinda retumbante e repimpada rainha, Regamilho reinará no reino da Regúzia.

Um rato rugoso reage ao ruído e rasga a rabadilha da roupinha do rei Regismundo, que rebola com a rotunda Relinda na relva reverdecida.

- Raios!... Roeram-me o rabo! - reclama o reizinho, roído de raiva.

No recomeço do recolher, antes do rico repasto real, Regamilho repara na roupinha rota e requesta risonho:

- Rasgaram-lhe a roupa, Realeza?

Regismundo retruca-lhe:

- Um rato roeu o rabo do rei da Regúzia. Raios!... Que raiva!...

 

Aviso

© Todas as publicações são propriedade do autor. Proibida a sua reprodução total ou parcial não autorizada.